REGULAMENTO

1 – Enquadramento e informação geral
 
O Concurso de Ideias de Negócio é um projeto da ANJE, criado em 1997, e organizado no âmbito do projeto Academia dos Empreendedores, com o apoio do Instituto de Emprego e Formação Profissional – IEFP. 
 
2 - Objetivos e periodicidade
 
O Concurso de Ideias de Negócio 2017 é organizado pela ANJE com o objetivo de dinamizar o espírito empreendedor, distinguindo jovens com capacidade de iniciativa, portadores de novas ideias de negócio e com ambição de construir um plano de negócios. O Concurso de Ideias de Negócio tem uma periodicidade anual.
 
3 – Destinatários
 
Poderão candidatar-se ao Concurso de Ideias de Negócio todos os jovens portugueses com idade entre os 18 e os 35 anos, possuidores de uma ideia de negócio que pretendam ver concretizada num plano de negócios. Está excluída a participação no Concurso de Ideias de Negócio de pessoas pertencentes aos quadros de pessoal e cargos dirigentes da Instituição promotora (ANJE), assim como ideias que já participaram em edições anteriores.
 
4 – Candidaturas e Condições de participação
 
 
CANDIDATURAS INDEPENDENTES
 
As Candidaturas Independentes decorrem online, através da submissão do formulário disponível no site do Concurso de Ideias de Negócio (http://concursodeideias.anje.pt/site/inscricoes_ind
 
CANDIDATURAS INSTITUIÇÕES PARCEIRAS PROTOCOLADAS 
 
As Candidaturas via Instituições Parceiras protocoladas são submetidas diretamente junto dos mesmos. A lista de Estabelecimentos de Ensino protocolados com a ANJE está disponível no site do Concurso de Ideias de Negócio (http://concursodeideias.anje.pt/site/parceiros
 
 
5 – Cronograma 
 
Prazo de Entrega de Candidaturas: até 30 de novembro de 2017
 
Mini-Acelerador para 15 Melhores Ideias: 14 e 15 de Dezembro de 2017 (data sujeita a confirmação)
 
6 - Análise e Seleção 
 
CANDIDATURAS INDEPENDENTES 
 
No caso das candidaturas dos promotores não inscritos nas Instituições parceiras protocoladas com a Academia dos Empreendedores, a Comissão de Análise e Seleção ANJE ficará responsável por selecionar as melhores ideias, a nível nacional.
 
CANDIDATURAS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO 
  • Será constituída uma Comissão de Análise e Seleção em cada Instituição parceira protocolada 
  • Será selecionada a Melhor Ideia de Negócio em cada Instituição parceira protocolada
  • A Comissão de Análise e Seleção de cada Instituição parceira protocolada é responsável pelo envio da respetiva candidatura selecionada.
7 – Critérios de Seleção
 
A Análise e Seleção das Ideias de Negócio tem por base os seguintes critérios:  
  • Ideia de negócio realista;
  • Criação do próprio emprego;
  • Criação de postos de trabalho;
  • Identificação de beneficiários;
  • Inovação;
  • Referências profissionais ou académicas;
  • Capacidade Empreendedora do promotor.
8 - Prémio do Concurso de Ideias de Negócio
 
Distinguidos com o Certificado de Jovem Empreendedor do Ano, os promotores das melhores ideias beneficiam de todo o apoio técnico-empresarial que possibilita a conversão das ideias em planos de negócio. 
 
PRÉMIO IDEIA VENCEDORA 
 
A Melhor Ideia de Negócio é contemplada com um Plano de Negócios gratuito, beneficiando para o efeito do apoio consultivo da Loja do Empreendedor da ANJE. 
 
PRÉMIO 15 MELHORES IDEIAS 
 
Mini-acelerador de dois dias que permite aceder a informações e conselhos úteis para a concretização das ideias e subsequente entrada no mundo empresarial. Esta Ação de High Coaching, realizada na Sede da ANJE, tem um valor comercial aproximado de dois mil euros. O formato, data e duração exata desta ação fica a cargo da ANJE, que poderá, a qualquer momento, efetuar mudanças, não existindo possibilidades de reagendamento por parte dos vencedores. 
 
REPRESENTANTES E INSTITUIÇÕES PARCEIRAS PROTOCOLADAS
 
Os Representantes das Instituições parceiras protocoladas, responsáveis pelo acompanhamento desta iniciativa nas respetivas instituições, bem como pela análise, seleção e envio da ideia vencedora, serão distinguidos com um Certificado de Agente Dinamizador de Empreendedorismo. 
As Instituições parceiras protocoladas que enviem Ideias de Negócio serão distinguidas com um Certificado de Instituição Dinamizadora do Empreendedorismo.
 
9 - Divulgação
 
O nome dos promotores, das Instituições parceiras e respetivos responsáveis pelo envio de ideias vencedoras serão publicados nos meios promocionais da ANJE.
 
10 - Divulgação Normas Diversas
 
Para o esclarecimento de qualquer dúvida referente ao Concurso de Ideias de Negócios 2017, deverá contactar a própria Instituição Parceira (consultar listagem e respetivos representantes na página http://concursodeideias.anje.pt/site/parceiros) ou contactar diretamente a ANJE através da Academia dos Empreendedores (t. 220108000/79 / email: academia@anje.pt).
 
11 – Regulamento 
 
Se razões ponderosas o justificarem, a Academia dos Empreendedores poderá, a qualquer altura, introduzir alterações ao presente Regulamento.