SOBRE O CONCURSO

 
O Concurso Nacional de Ideias premeia a criatividade empresarial e apoia as melhores ideias de negócio (independentemente do setor de atividade económica), para que estas se traduzam em projetos viáveis.
 
Partindo da simples descrição de uma ideia, os empreendedores acedem assim a um conjunto de meios indispensáveis ao exercício da actividade empresarial, designadamente meios financeiros, humanos, técnicos, de formação ou de aconselhamento especializado. 
 
Com uma média de candidaturas superior a 150 ideias/ano, esta competição continua a revelar-se uma referência no segmento mais embrionário da iniciativa empresarial. De resto, o apoio proporcionado pela ANJE na sequência do concurso tem permitido o amadurecimento destes projetos e a sua evolução. São, por isso, vários os casos de sucesso que começaram por ver o seu projeto distinguido no Concurso Nacional de Ideias: 
 
Descrever a combinação de turismo com “storytelling” basta para apresentar a app. Quando o projeto estava ainda na sua fase mais embrionária, Alexandre Pinto, CEO da empresa, obteve o reconhecimento da ANJE, com a vitória no Concurso Nacional de Ideias. O investimento recente da Portugal Ventures confirmou o potencial do negócio, potenciando a sua já evidente expansão global. 
 
Depois dos supermercados, é chegada a hora de restaurantes, cafés e afins darem a conhecer informações nutricionais detalhadas sobre os seus menus. A MOVELIFE tem a solução para que essa revolução aconteça, permitindo que os estabelecimentos do setor alimentar façam face eficazmente às exigências do regulamento obrigatório em todos os países da União Europeia. Criada depois de vencer o Concurso Nacional de Ideias da ANJE, a startup foi ainda premiada pelo Food & Nutrition Award 2015 na categoria de melhor serviço inovação.
 
A City Check produziu um jogo familiar que permite aos utilizadores desfrutarem de vários jogos com conteúdo educacional e contextual, versando os pontos de interesse da cidade que estão a visitar. A app do City Check está disponível gratuitamente para Android e iPhone e valeu à startup uma distinção na categoria de Educação da última edição do Concurso Montepio Acredita Portugal.