Nome do Promotor Localidade Nome da Ideia Descrição
Tomás Caeiro e Rui Rodrigues Évora City Check O City Check é uma aplicação mobile que pretende combater o aborrecimento de crianças, com idade compreendida entre os seis e os 12 anos, em viagens familiares. O City Check é um jogo para as famílias a utilizar durante as viagens. Os utilizadores devem começar por escolher o tempo que têm disponível para visitar a cidade e, em seguida, selecionar os pontos de interesse que querem ver e começar a jogar. Por cada ponto que visitam, a plataforma deteta a presença dos jogadores no local através do serviço GPS e gera jogos como quizzes, puzzles, jogos de memória, jogos de palavras, entre outras dinâmicas de entretenimento que aliam a componente lúdica ao reforço de conhecimentos.
Daniel Varela e Joana Pedroso Quarteira Animais de estimação robóticos

Um dos nichos da robótica que ainda está em fase muito inicial é o dos animais de estimação robóticos. As soluções existentes são modelos direcionados para crianças, que denotam um fraco nível de autonomia e locomoção atrofiada. O projeto está a desenvolver um protótipo que corrige estes problemas, recorrendo a novas tecnologias capazes de criar robôs inspirados na própria natureza e com comportamentos únicos das espécies. Em tamanho real, estes robots apresentam um tempo de atividade muito superior ao que existe no mercado atualmente. O objetivo é que cada modelo apresente uma locomoção fluída, aspeto personalizado, baterias novas e matérias-primas constituintes de grande qualidade.

José Fonseca e Matilde Fonseca Beja Stock Up

Dispositivo anexável às paredes que deteta automaticamente os produtos em falta na despensa, produzindo uma lista automática de compras. Os produtos são listados no dispositivo após a validação do leitor de código de barras ou da introdução do nome/categoria (nas referências sem código de barras). O dispositivo tem um ecrã touch e, nestes últimos casos, é possível escrever o nome do produto que estamos a inserir assim como a respetiva quantidade, de modo a atualizar o stock existente. Os utilizadores deverão passar o código de barras nas ações de remoção da despensa, dando baixa do produto (indicando as unidades retiradas) no stock existente. O dispositivo é conectável com os telemóveis, através da aplicação Stock Up. Neste aplicativo é possível aceder à lista de produtos em falta em qualquer lado. O aplicativo dispara também notificações para o telemóvel em casos de escassez de produto. A app permite ainda aceder a um repositório de receitas disponíveis com a combinação de produtos armazenados na despensa.

João Lindo Valongo Desenvolvimento de micro hidrogeradores 

O principal enfoque deste projeto é o desenvolvimento de micro hidrogeradores para casas, fábricas, zonas rurais e outros espaços. A energia da água proveniente da rede de abastecimento de águas e da chuva será canalizada para a produção de energia elétrica. Este produto poderá ser aplicado na entrada da rede de água, servindo como redutor de pressão nas caleiras e/ou na rede de escoamento, transformando a energia cinética da água em energia mecânica. Esta sucessão de fenómenos traduz-se na produção de energia elétrica. O hidrogerador de energia elétrica será uma nova fonte energética, complementar aos painéis fotovoltaicos, contribuindo assim para uma maior autonomia na iluminação das casas e possivelmente para a alimentação de aparelhos eletrónicos. A este produto estará aliada tecnologia que permitirá ao consumidor controlar a energia produzida através de uma aplicação para smartphone.

João Colaço Maia Grossery Shopping Assistant

A Grossery Shopping Assistant será uma aplicação mobile para a criação de listas de compras. O fator diferenciador desta aplicação reside num modelo de funcionamento semelhante à reserva de voos. O utilizador poderá criar a sua lista de compras e, no final, a aplicação comparará o preço da lista criada nos vários hipermercados/supermercados disponíveis na região. No final, os utilizadores saberão qual a opção mais barata para efetuar as suas compras, concluindo a aquisição online. O reconhecimento de voz, a capacidade para questionar, o machine learning dos hábitos de compra e a ligação aos sites de compras serão algumas funcionalidades do aplicativo. A ligação a outros eletrodomésticos na casa consta como outro fator de valor acrescentado. A aplicação poderá ser conectada, por exemplo, a uma máquina de café com acesso à internet e saberá quantos cafés já foram consumidos e, se será necessário, renovará o stock. A comparação de preços e produtos, as sugestões de compras, os lembretes automáticos de compras com base no histórico de compras e a criação de listas pré estipuladas serão outras vantagens contempladas nesta aplicação que poderá versar produtos de diferentes áreas de negócios.

José Castro Trofa Cab-Relax

 

O Cab-Relax é um equipamento mobiliário amovível com capacidade para ser instalado rapidamente. Com 4,5m2 e um design simples, esta estrutura pode ser colocada em espaços desaproveitados. Destina-se ao público em geral e a locais de grande concentração de pessoas. No interior da cabine existe uma poltrona de massagem com gravidade 0, que convida o utilizador a repousar por alguns minutos comodamente deitado. As tecnologias utilizadas são: climatização por ventilação, efeitos de luzes LED, sistema de som e video projetor e ecrã tátil onde estará tudo programado para que o ambiente interior e as massagens da poltrona estejam em sintonia. Cada utilizador poderá escolher a sua sessão de relaxamento, adaptando preferências. A montagem da Cab-Relax será possível em espaços exteriores com a utilização de energias renováveis (painéis fotovoltaicos e baterias). A função da cabine é colocar o utilizador completamente relaxado num ambiente confortável e tecnológico, sendo todo o material antisséptico para evitar manutenção após cada utilização. O controlo de custos depende dos minutos de utilização.

Carlota Gonçalves Cruz e Adriana Gameiro Vaz Fátima Sabonetes artesanais de temática religiosa
O objetivo deste projeto é produzir sabonetes com formas associadas à temática religiosa de Fátima artesanalmente. Com aromas distintos e materiais naturais e diversificados, os referidos produtos assumirão formas de figuras religiosas, do santuário e da basílica locais, da cruz ou com a simples inscrição “Fátima”. Pretende-se criar uma recordação que os turistas possam transportar consigo no regresso, mas que tenha também um carácter funcional. Aplicáveis na higiene pessoal ou como elementos decorativos, estes produtos pretendem ser um símbolo das viagens e experiências dos turistas.
 
Mário Mateus e Diogo Mateus Lisboa Magnar A Magnar vai reunir numa aplicação mobile diversos serviços de office delivery, de forma a que os clientes tenham maior variedade de escolha, selecionando as refeições de modo rápido e intuitivo. Milhares de pessoas almoçam todos os dias no local de trabalho. Este facto implica que cada um desses colaboradores traga a sua refeição de casa ou frequente um restaurante ou uma cantina. Este serviço visa modernizar o sistema de encomendas, na medida em que os pedidos são efetuados online, via app, e pagos na hora, sem que existam custos associados à entrega. Os sistemas tradicionais de entrega acarretam custos mais elevados, enquanto a proposta de valor deste projeto foca-se na criação de sinergias com diversas empresas que se dedicam a cozinhar um prato por dia e a entregá-lo nos escritórios durante o horário de almoço. Deste modo, será possível oferecer diariamente várias opções para almoço, que abrangem os diferentes tipos de dietas e podem ser encomendados até às 12h00.
Maria Pacheco Porto KeepMyBag Divulgação não autorizada.
Hugo Araújo e António Lencastre Pinto Porto Reutilização de materias em pranchas de surf e bodyboard Divulgação não autorizada.
Catarina Cerqueira e Daniela Pereira Ponte de Lima Aplicação para Centros de Atendimento Médico-Veterinários Divulgação não autorizada.
Hugo Araújo e João Bordelo Porto Cadeira de rodas inteligente para animais Divulgação não autorizada.
Sofia Figueiredo Coimbra Aproveitamento do Leitelho  Divulgação não autorizada.
Filipe Coutinho e Rui Magalhães Porto Aquaponia Ornamental Divulgação não autorizada
Jorge Santos e Irina Santos Porto DrugMapper Divulgação não autorizada.